(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776
Tradicional, online ou digital: entenda o que é e como cada contabilidade pode atender 
e ajudar a sua empresa

Se você entrar no Google e fizer uma busca do termo contabilidade, muito provável que encontrará ele ligado a outras expressões, como: tradicional, digital e online. Os termos apresentados, são relativamente novos e representam as modalidades em que a contabilidade é praticada no mercado brasileiro.

Cada um deles é marcado por um tipo de atendimento ou forma em que o serviço é prestado. Qual é o ideal? Depende das necessidades da sua empresa e a forma que estão habituados e dispostos a trabalhar.

Conheça as características de cada modalidade e o que as diferenciam.

 

  Tradicional Online Digital
Coleta de informações Importação de XMLs, malotes de documentos Alimentação do portal pela própria empresa Integração entre sistemas
Atendimento Personalizado por diversos canais Padronizado por canais limitados Personalizado por diversos canais
Atividades Coleta de documentos, digitação e escrituração Alimentação do sistema com informações e automatização Integração entre sistemas e consultoria

 


Contabilidade Tradicional

 

A contabilidade tradicional é a modalidade mais conhecida. Separa os documentos, envia o malote para o contador, que digita, escritura e depois de algum tempo ele retorna com as guias de impostos e com os relatórios.

A grande vantagem da contabilidade tradicional é que a sua empresa recebe um serviço personalizado, com o atendimento voltado para as particularidades da sua instituição. Já o ponto negativo é que as informações precisam ser digitadas, o que aumenta a possibilidade de erros e também faz com que os relatórios demorem para chegar até você.

Essa modalidade tradicional é ideal para grandes empresas, que demandam um serviço que supra as suas particularidades. E empresas desse porte também possuem colaboradores destinados ao relacionamento com o escritório contábil. Mas também atende muito bem os outros portes de empresa.

Contabilidade online

 

A contabilidade online é uma novidade para muitas pessoas. Todo o trabalho, desde a emissão da Nota Fiscal até os relatórios de faturamento, é feito através de uma plataforma na internet.

A plataforma é alimentada com todas as informações contábeis e fiscais de sua empresa. Com isso, automaticamente, são gerados relatórios e guias. Essa modalidade ficou conhecida como “Self-service”, pois você mesmo faz todo o trabalho.

Dessa forma totalmente online, o atendimento geralmente é feito apenas por tickets e/ou chats, o que faz com que seja atendido rapidamente, porém de forma padronizada.

A rapidez em fazer e conseguir relatórios e documentos é um ponto positivo da contabilidade online. Mas em contrapartida, o trabalho é limitado ao extremamente básico, não atendendo as particularidades de cada empresa.

Esse tipo de contabilidade é ideal para pequenas empresas, principalmente as que não possuem funcionários e que não tem operações complexas.

 

Contabilidade Digital

 

Na contabilidade digital, o sistema ERP é um poderoso aliado. Através de recursos tecnológicos, a sua empresa é integrada ao escritório contábil. Dessa forma, as informações que a empresa alimenta no seu sistema de gestão empresarial, chega para o escritório contábil.

Com isso, o escritório consegue fazer a contabilidade praticamente em tempo real e os relatórios representam realmente a realidade de sua empresa. Nessa modalidade, o contador faz o papel de consultor e as informações se tornam indicadores para a tomada de decisão.

Geralmente, essa modalidade fornece um atendimento multicanal, que pode ser pelos meios tradicionais como telefone, e-mail, mensagens instantâneas e até mesmo o atendimento presencial. Mas também pode disponibilizar atendimento via chat, tickets e até mesmo vídeo-chamada. Além de ser multicanal, você escolhe a forma em que quer se comunicar com o escritório, a sua empresa também recebe uma atenção personalizada.

Com a ajuda da tecnologia, o foco deixa de ser o processo e passa a ser o resultado. Assim, você consegue analisar o que foi feito e planejar os próximos passos de forma mais fácil e assertiva.

Como os sistemas ERP possuem diversos recursos, esse tipo de contabilidade consegue atender com eficiência desde a empresa pequena, com poucas operações simples, até grandes empresas, com grande volume de informação e operações complexas.

 

Qual a melhor contabilidade para a sua empresa?

 

Depois de conhecer um pouco mais sobre as modalidades em que a contabilidade é praticada hoje, você deve estar se perguntando qual é a melhor contabilidade para a sua empresa. Não é mesmo?

A realidade é que cada tipo atende muito bem um tipo de empresa. Se a sua empresa tem poucas operações, não necessita de uma atenção individualizada e você dispõe de tempo para alimentar a plataforma com as informações, a contabilidade online te atenda.

Agora se você tem operações mais complexas e volumosas, demandando um atendimento personalizado, o serviço feito da forma tradicional ou digital é o mais adequado. E se além disso, você quer focar em planejamento e resultado, com certeza a contabilidade digital é a ideal para a sua empresa.

 

A GSi Contabilidade

 

Com cerca de 30 anos de experiência em contabilidade e consultoria, a GSi Contabilidade tem a inovação em seu DNA.

Alinhando a experiência com a inovação, a GSi trabalha em duas frentes, com a contabilidade Tradicional e com a GSi Contabilidade Digital.

Com isso, possui equipes especializadas no atendimento Tradicional e no Digital, trabalhando sempre, independente da modalidade, para a rentabilidade e crescimento saudável de seus clientes.