(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Mas você sabe o que é necessário para abrir uma empresa? Há um longo caminho até ter um CNPJ! Nesse artigo você vai saber tudo o que precisa para empreender e ter uma empresa.

Planejamento para abrir uma empresa

Ser dono do seu próprio negócio exige mais do que ter vontade e uma boa ideia. É necessário muita pesquisa e planejamento. É essencial estudar o mercado, conhecer a concorrência, definir como irá se posicionar com sua marca, montar um plano de marketing e as projeções financeiras, entre outras coisas.

Antes de iniciar o processo de abertura da empresa, algumas coisas precisam ser definidas por você:

  • Nome da empresa: a viabilidade desse nome será consultada;
  • Localização: o local da empresa precisa ser adequado para a atividade que ela irá exercer;
  • Tipo de empresa e enquadramento jurídico: vai definir quais obrigações seu negócio terá e quais tributos irá pagar.

Abra sua empresa com GSi

 

 

Os passos para abrir sua empresa

Viabilidade

Nesse primeiro passo está a elaboração do Contrato Social. Para evitar problemas futuros, o nome e o objeto social da empresa precisam ter a disponibilidade verificada para a elaboração do documento.

No Contrato Social serão definidas as atividades da empresa, a participação de cada sócio no capital do empreendimento, modelo tributário, entre outros.

Aliás, esse é momento adequado para verificar se a sua empresa se enquadra no Simples Nacional.

 

Registre a empresa e tenha o seu CNPJ

Após a elaboração do Contrato Social, é hora de registrar a sua empresa na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Pessoas Jurídicas.

Com esse registro, a empresa existe oficialmente, mas ela ainda não pode começar a funcionar. E nesse momento é hora de obter o CNPJ, esse passo é feito na Receita Federal.

 

Inscrição Estadual e Registro Municipal

Se você vai trabalhar com produção de bens ou vendas de mercadorias, deve ter a Inscrição Estadual.

Já se você vai prestar serviços, deve ter o Registro Municipal.

 

Alvarás

Depois desse passo, a sua empresa poderá finalmente começar a operar. O Alvará de Funcionamento precisa ser concedido pela Prefeitura da Cidade que a sua empresa irá atuar.

Também há o APPCI – Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – que avalia o edifício e o grau de risco de incêndio dele. Ele é expedido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

 

Cadastro na Previdência Social e Aparato Fiscal

Para a sua empresa poder operar legalmente, é necessário que esteja cadastrada na Previdência Social, mesmo que não tenha colaboradores inicialmente, e que o Aparato Fiscal esteja pronto e registrado.

 

Como abrir uma empresa pode ser mais rápido e fácil?

O processo de abertura de uma empresa requer atenção há muitos detalhes. E a orientação de um contador experiente vai ajudar você a abrir a sua empresa de uma forma mais rápida, fácil e segura.

Abra sua empresa com GSi