(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

O Planejamento Tributário permite que a empresa diminua os encargos

 

Produzir, divulgar, vender e entregar o produto ou serviço dentro do prazo para o cliente. Além de todas essas questões, o empresário também deve se atentar ao planejamento tributário de sua empresa, já que em torno de 30% do faturamento é destinado ao pagamento de tributos.

Se conversarmos com empresários brasileiros de diversos ramos, um questionamento vai surgir por inúmeras vezes: como a minha empresa pode pagar menos impostos?

E isso é possível! A diminuição da carga tributária é feita por procedimentos legais, dentro do Planejamento Tributário, que tem como objetivo a gestão de pagamento de tributos e a diminuição de gastos com impostos.

Essa ferramenta abrange desde a opção pelo regime tributário mais adequado para a empresa até procedimentos que impeçam a ocorrência de tributos.

Qual regime tributário escolher?

 

Não existe uma receita ou uma regra geral para optar por um regime tributário. Como destacamos no artigo “Regimes tributários: qual o mais adequado para a sua empresa?”, optar por um regime tomando como base uma instituição que exerce as mesmas atividades pode ser um equívoco.

A sua empresa pode exercer a mesma atividade que outra, mas ter uma movimentação totalmente diferente. Por isso, é necessário uma análise tributária levando em consideração os seus resultados.

Quais ações podem diminuir a carga tributária?

 

Há alguns procedimentos que podem ser feitos para reduzir a carga tributária. As ações são para evitar a incidência de impostos, diminuir o valor a ser pago em tributos ou postergar o pagamento deles sem ter a incidência de multas.

Entre essas ações, está o aproveitamento de redução de alíquotas em políticas de incentivo, a substituição da maior parte do pró-labore pela distribuição de lucro, mudança da data de faturamento de alguns clientes, entre outras. Todos esses procedimentos são feitos sempre dentro do que é permitido por Lei.  

Como faço o Planejamento Tributário de minha empresa?

 

Como destacamos em alguns pontos do texto, o Planejamento Tributário auxilia na diminuição de encargos seguindo rigorosamente as Leis. Então, para fazer um Planejamento Tributário e colocá-lo em prática, é necessário ter um amplo conhecimento da legislação.

É fundamental a ajuda de um escritório contábil de confiança, que trabalhe respeitando a legislação e em busca da rentabilidade de seus clientes.

A GSi Contabilidade

 

A GSi, com cerca de 30 anos no mercado, trabalha sempre em busca da rentabilidade e do crescimento saudável e contínuo de seus clientes. Com profissionais altamente capacitados, a GSi desenvolveu a reputação de líder em contabilidade e consultoria.

Além de toda a experiência, a GSi possui formação jurídica, que permite desenvolver e administrar projetos diferenciados.