(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776
Conheça quais são as habilidades essenciais para empreender e ter sucesso

Por diversas vezes encontramos notícias sobre pessoas que tiveram uma boa ideia, largaram seus empregos, abriram seus empreendimentos próprios e faturaram milhões. Alguns julgam que isso seja sorte, já outros acreditam que essas pessoas nasceram para empreender.

O fato é que há habilidades comportamentais essenciais para ser bem sucedido em um negócio próprio. Saiba neste post quais são as 6 características principais para ter sucesso ao empreender:

 

Proatividade

 

A proatividade permite que o empreendedor identifique oportunidades e trabalhe antecipadamente buscando o melhor resultado possível.

Ser proativo é essencial desde a hora em que surge a ideia de empreender até no dia-a-dia da empresa, quando é necessário tomar decisões rapidamente.

Aqui não é só a pessoa que sabe reagir ao problema, mas que consegue prevê-lo e preveni-lo.

 

Capacidade de planejar

 

 

Por mais inovadora que seja uma ideia, se ela não virar plano, com datas e objetivos, jamais deixará de ser uma ideia.  

É essencial colocá-la no papel e montar um planejamento. Trabalhe com planos e metas a curto, médio e longo prazo.

 

Leia também:

O que você precisa definir antes de abrir sua empresa

Dicas para ter sua própria empresa

Passos para abrir uma empresa 

 

Disciplina

 

Há empresas com planejamentos espetaculares de enfeite em algum canto do estabelecimento. É imprescindível disciplina para colocar o plano em prática, não desistir nos primeiros obstáculos e cumprir os prazos estabelecidos.  

 

Confiança em si

 

Ter autoconfiança é essencial para empreender, você tem que ser o primeiro a acreditar em você e no seu projeto. Só assim conseguirá conquistar investidores e clientes.

 

Resiliência

 

Por mais que você preveja as oportunidades, desafios e trabalhe diante deles, alguns obstáculos vão surgir. É nessa hora que entra outra característica do empreendedor de sucesso: a capacidade de persistir, se adequar e se reerguer diantes os problemas.

 

Liderança e capacidade de delegar

 

Você pode pensar que a sua empresa vai começar pequena ou que nesse início não terá funcionários. Mas com o crescimento de seu negócio, vai ser necessário liderar e delegar tarefas.

 

Não tenho uma das características de um empreendedor de sucesso. O que fazer?

Se você não tem uma ou mais das características listadas acima, não se desespere. Muitas delas podem ser trabalhadas e desenvolvidas. Com vontade e persistência, o sonho de empreender e ter sucesso se realizará.