(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

Onde você deseja estar daqui a um, três e cinco anos? Provavelmente, nos três prazos você deseja alcançar objetivos diferente. Saber em que lugar quer estar é essencial, mas ter o direcionamento de como chegar e o que vai encontrar no caminho faz toda diferença para ter ações mais assertivas.

 

Planejamento é a palavra! Ainda mais quando o assunto é negócio. Principalmente em um país que seis a cada dez empresas fecham antes de completar os seus primeiros 5 anos.

 

O fato é que elaborar um Plano de Negócios é uma etapa primordial quando deseja abrir ou ampliar as operações de uma empresa. Por isso, listamos 5 razões para elaborar um Plano de Negócios

1 – Entender o mercado

 

Em todas as áreas, entender o mercado que atua é fundamental. Conhecendo os concorrentes, os clientes e fornecedores, proporciona um norte para a sua empresa.

 

2 – Identificar desafios e oportunidades

 

Ao analisar o mercado e os concorrentes, é possível identificar todos os desafios a enfrentar e as oportunidades. Dessa forma, pode-se traçar como se posicionar.

 

3 – A idéia versus a viabilidade

 

Abrir uma empresa ou ampliar os negócios é um grande passo. Por isso, muitas vezes surge a pergunta: minha ideia é realmente boa? O Plano de Negócios responde esse questionamento e com ele é possível verificar a viabilidade da ideia.

 

4 – Se preparar para os diversos cenários

 

A sua empresa pode encontrar os diversos cenários no mercado, os mais favoráveis e os desafiadores. No Plano de Negócios, ao pensar nesses diversos cenários, são traçadas ações que devem ser feitas em cada situação. Assim, é possível se preparar e trabalhar habilidades que serão exigidas nessas circunstâncias.

 

5 – Saber se diferenciar

 

Com todas as análises, a forma de como vai se diferenciar no mercado fica evidente. Assim, pode-se traçar estratégias mais assertivas.

 

Elabore o seu Plano de Negócios

 

Após conhecer 5 das diversas razões para elaborar um Plano de Negócios, está decidido a fazer o seu? Para te ajudar nessa etapa, preparamos o e-book: Plano de Negócio: O guia prático para elaborar o seu.

 

Baixe Gratuitamente