(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

“Trabalhe com o que amas e nunca terás que trabalhar”. Essa frase é muito conhecida e parece um sonho,  mas a realidade é que muitos hobbies podem se transformar em negócios altamente lucrativos, sim.

 

É muito comum encontrarmos histórias de empresários bem-sucedidos que abriram as suas empresas para fazer o que amam e foram vistos até como aventureiros. Com muita paixão e dedicação provaram que é possível ter uma empresa de sucesso trabalhando com seus hobbies.

 

Se você tem uma atividade que ama fazer e acredita que pode ser um negócio lucrativo, listamos 5 dicas para você realizar esse sonho.

 

1 – Verifique a viabilidade

 

É necessário checar a viabilidade de transformar uma paixão em empresa de duas formas diferentes.

 

Primeiro, é preciso avaliar se o seu hobby pode se transformar em sua profissão ou se você gosta dessa atividade apenas porque não tem demanda, prazos e obrigação de fazer.

 

Se você pode tranquilamente transformar essa atividade em profissão, é hora de verificar a viabilidade de sua futura empresa no mercado. E nesses momentos há algumas perguntas que irão te orientar:

 

  • As pessoas compram o que a sua empresa oferece?
  • O mercado tem carência de sua atividade?
  • Como você fará para vender o seu serviço e/ou produto?

 

Essas são algumas das perguntas que você deve se fazer para visualizar quais são as oportunidades e os desafios que vai encontrar com a sua empresa.

 

2 – Planejamento

 

Após verificar que uma empresa que exerce a sua atividade é viável no mercado que vai atuar, o próximo passo é o planejamento. É necessário conhecer à fundo o mercado, o público-alvo, concorrentes e planejar como você vai se posicionar diante de tudo isso.

 

Pesquisa, análise e planejamento de ações. Há questões essenciais que você precisa levantar:

 

  • Há uma demanda do que a sua empresa oferece no mercado?
  • Quais empresas vão concorrer com você?
  • Qual será o seu diferencial diante desses concorrentes?
  • Como que você vai se apresentar no mercado?
  • Quem será seu público-alvo?
  • Como você vai chegar ao seu público-alvo?
  • Quais são os costumes de compra dessas pessoas?
  • Quanto que os seus concorrentes cobram?
  • Quanto você vai conseguir cobrar para ter um preço justo e lucro?
  • Quem será seu fornecedor?

 

E desses questionamentos vão surgindo outros e no fim todas as informações servirão de guia para as ações de sua empresa.

 

3 – Estude o seu hobby

 

Depois de checar a viabilidade e fazer o planejamento, é hora de estudar mais o seu hobby. E o que aprimorar, você já vai conseguir identificar nos dois processos anteriores.

 

Para aprimorar os pontos que necessitam de atenção, pode-se fazer cursos, conversar com pessoas que atuam na área, entre outras coisas.

 

4- Estude gestão

 

E da mesma forma que você vai estudar o seu hobby, é necessário estudar gestão. Por mais que a sua empresa comece pequena, a ideia é que ela cresça e, como empresário, é necessário saber gerenciar e administrar desde os primeiros passos.

 

5 – Escolha bem os seus parceiros

 

Durante toda a trajetória de sua empresa, até mesmo antes da abertura, você precisará escolher parceiros. Você precisará escolher fornecedores, escritório contábil e outros prestadores de serviços.

 

Leve sempre em consideração o que a empresa pode fornecer para a sua, quais são as vantagens. Escolha parceiros que agregam à sua empresa.

 

Abra a sua empresa

 

Ao ler dessas 5 dicas, você tem certeza de que é a hora transformar o seu hobby em negócio? Para isso, separamos 3 conteúdos que vão te auxiliar nesse processo.

 

  1. Dicas para ter a sua própria empresa  
  2. O que você precisa definir antes de abrir sua empresa
  3. Passos para abrir uma empresa

É fundamental conhecer bem o local que vai abrir a sua empresa e identificar todos os fatores que podem influenciar a rentabilidade dela. Com uma boa pesquisa, um plano de negócios bem elaborado e o apoio de profissionais experientes, a abertura de sua empresa será mais fácil e rápida, no caminho da rentabilidade e do crescimento dela.

Abra a sua empresa com a GSi