(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

Com a aproximação do final do ano, muitos empresários começam a se preocupar com o planejamento financeiro do próximo período. Traçar os próximos passos faz com que os gestores tenham uma percepção mais assertiva da realidade financeira da instituição, que estipulem metas, objetivos e desenhem um caminho para seguir.

Exatamente entre os meses de Outubro e Novembro é a época ideal para planejar o orçamento anual. Por isso, separamos 4 dicas para você montar o seu.

1 – Alinhe com os objetivos a longo prazo

Antes de tudo é necessário relembrar os seus objetivos de médio a longo prazo. Onde você deseja que sua empresa esteja daqui a 5 anos? E daqui a 3 anos?

Pensando nesses prazos, é necessário alinhar qual é o papel do próximo ano no seu negócio. Assim, é possível detectar a quantia que precisará investir e definir o papel de cada setor no plano.  

2 – Pense nos imprevistos

Imprevistos acontecem dentro e fora da sua empresa. E eles podem afetar e muito o seu planejamento. Muitas coisas não são previsíveis, mas desenhando vários cenários, com oportunidades e dificuldades, todo o plano será mais efetivo.

Pense algumas situações:

  • Se tudo ocorrer como planejado, qual é a sua expectativa de receita e quais serão seus gastos?
  • Se cair muito as suas vendas ou perder grandes clientes, qual é o faturamento que precisa para cobrir as suas despesas?
  • Se houver um aumento significativo na demanda, o que você precisará investir?

Dessa forma, diante de qualquer adversidade a sua empresa estará preparada e as suas tomadas de decisão serão mais assertivas.

3 – Avalie o ano que está terminando

Além de pensar para onde o seu negócio pretende ir, é imprescindível olhar pelo retrovisor o caminho que percorreu esse ano e até o anterior.

Isso faz com que você entenda as oscilações do seu mercado e crie estratégias para otimizar o seu orçamento no próximo ano.  

4 – Defina metas para cada área

É necessário definir o papel de cada setor no plano, mas também é primordial traçar metas para cada área. Só assim é possível verificar o andamento do planejamento durante o período.

O acompanhamento é essencial e com ele ações de correção poderão ser feitas.

Faça o planejamento do orçamento anual de sua empresa

Com o planejamento do orçamento anual, você terá uma estimativa da receita, da despesa e também da rentabilidade de sua empresa no próximo ano.

E para que ele dê certo, nós temos uma dica extra: compartilhe com a sua equipe. Assim, envolvendo as pessoas que vão trabalhar com o seu plano, você terá maior comprometimento de todos.