(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776

Se você pensa que o escritório de contabilidade é apenas para enviar impostos para pagar e relatórios que vão parar na gaveta, está muito enganado. O contador pode exercer um papel muito mais importante para a sua empresa.

 

E os relatórios contábeis, que por muitas vezes não são vistos como importantes, dizem muito sobre a sua empresa e podem auxiliá-lo a identificar problemas e também facilitar a tomada de decisões, que geralmente é muito difícil. Eles são indicadores de como está a saúde financeira de sua instituição.

 

Saiba 4 coisas que você consegue identificar sobre a saúde financeira de sua empresa nos relatórios contábeis.

 

Prever o capital de giro

No Demonstrativo de Fluxo de Caixa, ao fazer a projeção com base nos exercícios anteriores, é possível prever o Capital de Giro. E, com isso, a tomada de decisões fica muito mais fácil e assertiva.

 

Identificar a margem de lucro

 

Muitos empresários trabalham com uma estimativa de margem de lucro, não sabendo ao certo o quanto lucram. No balancete, uma das coisas que é possível identificar é a margem de lucro. Além disso, há muitos outros itens que podem ser analisados nesse relatório.

 

Identificar ralos de dinheiro

 

Para onde está indo o dinheiro? Essa é uma pergunta muito comum quando se há um bom número de vendas, mas no fim do mês não resta tanto dinheiro. Com os relatórios contábeis, é possível identificar quais são os ralos de dinheiro.

 

Prever problemas financeiros

 

Os relatórios contábeis, como o Balanço Patrimonial, fazem o diagnóstico da saúde financeira da empresa. Assim, é possível prever problemas financeiros antecipadamente e ter tempo para reverter a situação.

 

O que mais é possível identificar nos relatórios contábeis?

 

Além dos itens listados, é possível diagnosticar muitos outros fatores sobre a saúde financeira da empresa.

 

No eBook, “Saúde financeira pelos indicadores contábeis” a GSi listou o que cada relatório contábil mostra sobre a sua empresa. Baixe gratuitamente e saiba como os relatórios contábeis podem se tornar ferramentas de gestão.