(19) 3114 8497 ou (19) 3836 3318 - WhatsApp (19) 99605-7776
Conheça quais são os fatores que determinam se uma empresa terá sucesso


Você já deve ter se perguntado o faz uma empresa ter o sucesso. É comum ver negócios do mesmo ramo e na mesma localização terem resultados totalmente diferentes, uma predomina o mercado e a outra, mesmo investindo muito, não consegue vender o suficiente para se manter. E, provavelmente, essa segunda empresa fechará as suas portas nos seus primeiros anos.

Há inúmeros fatores que podem influenciar se a instituição terá sucesso ou não. Mas o fato é que há 3 pontos essenciais para se ter bons resultados:

 

  1. Planejamento;
  2. Gestão Empresarial;
  3. Comportamento Empreendedor.

 

Os resultados de uma empresa são influenciados desde o plano antes da abertura até nas questões do dia-a-dia da companhia, quando é necessário tomar algumas decisões.

 

1 – Planejamento

 

Abrir uma empresa requer planejamento. E isso não é nenhuma novidade. Mas diante da necessidade ou da oportunidade de ter o seu próprio negócio, nem sempre tem o tempo hábil para o futuro empresário se planejar.

 

Quanto mais tempo for dedicado para o planejamento de uma empresa, mais se conhece o mercado e maiores são as chances desse negócio ter sucesso.

 

Muito se fala sobre planejamento e estudo de mercado, mas quais informações são necessárias para você fazer um bom plano e abrir a sua empresa conhecendo o mercado que irá atuar? É essencial responder aos seguintes questionamentos:

 

  • Quem serão seus concorrentes e fornecedores?
  • Quem são os seus possíveis clientes?
  • Qual é o hábito de consumo dessas pessoas que vão adquirir seus produtos ou serviços?
  • Quais necessidades seus produtos ou serviços suprem?
  • Onde é a melhor localização para o seu negócio?
  • Quanto você vai precisar investir e qual é o capital de giro necessário para manter a empresa?
  • Quanto será necessário vender para cobrir os custos e gerar lucro?
  • Qual mão-de-obra você precisa contratar e quais atividades serão de responsabilidade de cada colaborador?
  • Quais são os aspectos legais do seu negócio?
  • Como a sua empresa irá se posicionar no mercado?

 

2 – Gestão Empresarial

 

Com a empresa em funcionamento, a gestão empresarial é o principal. E nesse aspecto há 3 itens que são considerados chave para que a empresa sobreviva aos seus primeiros anos e permaneça no mercado de forma prospera.

 

  1. Empresários que possuem experiência ou conhecimento no ramo que atuam permanecem por mais tempo no mercado;
  2. Empresas que aperfeiçoam produtos ou serviços com mais frequência, seja implantando tecnologias, inovando processos ou investindo em capacitação, sobrevivem por mais tempo;
  3. Instituições de sucesso se posicionam estrategicamente com produtos ou serviços diferenciados.

 

Em resumo, é necessário experiência, inovação e posicionamento estratégico. Uma empresa que possui essas características tem um futuro promissor.

 

3 – Comportamento empreendedor

 

Outro fator essencial para uma empresa abrir e permanecer no mercado com bons resultados é o comportamento empreendedor. Quem está a frente de uma empresa precisa ter algumas caraterísticas. Nós já listamos as 6 caracteristicas de um empreendedor de sucesso aqui no nosso blog

 

Mas há 3 comportamentos do empreendedor diante de algumas situações, que determinam o sucesso da empresa.

 

  1. Se antecipar aos fatos;
  2. Ter metas e um plano de ações definido;
  3. Ter e fazer contato com outras empresas.

 

Esses três comportamentos, além de manter a equipe mais focada e motivada, também proporciona a empresa um domínio do mercado. Prever as situações e oportunidades, ter objetivos e saber como alcança-los, possuir um bom relacionamento com outras empresas, é um caminho certo para ter resultados positivos.

 

A receita para o sucesso

 

Então juntando todos esses fatores nós temos a receita para o sucesso de uma empresa? A resposta é muito relativa! Mas ter esses elementos já é um bom passo.

 

Alinhando um bom planejamento antes da abertura com uma boa gestão após, a sua empresa caminhará para a rentabilidade e para o crescimento contínuo.